Relações Institucionais: Entenda a importância para o desenvolvimento do seu negócio.
Antes de falamos sobre a importância das Relações Institucionais para o desenvolvimento do seu negócio, é importante salientar que o Brasil vem passando por um intenso processo de fortalecimento da democracia, mesmo diante de intempéries econômicas ou conflitos de forças ideológicas.
E neste contexto, o relacionamento institucional tem se tornado um instrumento de alta relevância para o desenvolvimento de qualquer empresa, pois nunca se preocupou tanto com essa prática como nos dias de hoje.
Mas afinal, como funciona as Relações Institucionais e como essa ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio?
À medida que uma empresa começa a se diferenciar e se conectar de forma mais intensa com seus clientes e parceiros, a sustentabilidade nas relações comerciais passa ter um papel importante no meio corporativo no qual o negócio está inserido. E para que a empresa continue crescendo, é necessário criar mecanismos e modelos de governança que propiciem um relacionamento institucional transparente e ético com os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Essa relação visa buscar o conhecimento adequado da estrutura governamental, bem como de seus líderes e trâmites inerentes à aprovação de propostas e medidas referente aos assuntos de maior interesse da empresa, incluindo também as necessidades e anseios da sociedade com um todo.
De acordo com os principais sites especializados no tema, há uma grande diversidade de usuários que fazem uso dessa prática como ferramenta de gestão e de desenvolvimento de negócios.
Uma lista que inclui desde instituições de alcance mundial, como ONGs, sindicatos, fundações, grandes entidades, até pequenas e médias empresas de diversos segmentos. De fato confirma a multiplicidade do interesse da sociedade na consolidação das Relações Institucionais de forma clara.
E qual a relação entre o desenvolvimento sustentável da sua empresa e a prática de Relações Institucionais?
As Relações Institucionais e Governamentais geralmente envolvem mecanismos relacionados a comunicação das empresas, que utiliza de ações de aproximação e estratégias de relações públicas para fortalecer a imagem do negócio.
Essas estratégias geralmente usam como base de informações, o trabalho de mapeamento completo dos níveis e áreas de interesse do negócio no âmbito governamental.
Além disso, na maioria das vezes, esse mapeamento é desenvolvido por um profissional especializado na área e com bom relacionamento no mercado, que deve abordar assuntos relevantes como:
- Defesa técnico-científica de projetos de interesse da empresa e da sociedade civil junto ao Governo;
- Sustentabilidade regulatória de temas importantes para a população e a economia;
- Demandas específicas de Estados e Municípios geralmente ligadas áreas como saneamento, transportes, comunicação, educação, esportes, entre outras.
Acima de tudo, o processo de aproximação realizado por este especialista, deve ser norteado pelos valores:
- Transparência e controle;
- O combate à corrupção e conflito de interesses;
- Aplicação e responsabilização;
- Interesses e necessidades da sociedade.
Assim sendo, a prática de Relações Institucionais deve ser estimulada com base em uma estrutura de controle e procedimentos específicos para registro dos movimentos gerados, seja pelo mercado corporativo ou de qualquer organização da sociedade civil.
Essa estrutura de qual falamos, é importante para garantir a legitimidade e transparência de todo o processo, para todos os envolvidos.
Como resultado, a reputação da empresa será construída junto à sociedade por meio de um melhor posicionamento perante seus clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais e concorrentes.
Dessa maneira, também haverá maior aproximação com ambiente das autoridades federais, estaduais e municipais, sempre de forma ética e íntegra.
Por que é importante manter boas Relações Institucionais?
Sabemos que decisões emanadas desses órgãos, podem afetar não só a vida econômica das empresas, mas também da sociedade civil como um todo.
Portanto, é importante que empresários e entidades de classe saibam usar as Relações Institucionais para desenvolvimento dos negócios, estabelecendo um diálogo aberto, baseado em princípios técnicos-científicos e na conduta ética das relações.
Este comportamento criará ótimas oportunidades, tanto nas demandas da população no pleito de serviços de grande utilidade pública, quanto para as empresas que surgirão como alternativa no desenvolvimento da infraestrutura do país na ausência de investimento público.
Portanto, concluí-se que esses movimentos legítimos de aproximação, utilizando de estratégias de comunicação para promover parcerias junto aos governos e entidades de interesse, podem produzir de forma eficaz e sustentável novas oportunidades de negócios às empresas devido a conquista de maior participação em debates e decisões de seu interesse.
Agora que você já conhece melhor o papel das Relações Institucionais no desenvolvimento do seu negócio, conte para nós como anda o diálogo e o relacionamento institucional da sua empresa com seus clientes e seus públicos estratégicos.
A Movimenta possui as estratégias e ferramentas certas para apoiar a sua empresa na consolidação da imagem e nas relações junto ao mercado de atuação.
Movimenta. O seu negócio não pode parar.